QUERIDOS(AS) AMIGOS (AS): ESTAMOS COM UM NOVO PROJETO PARA TRAZER AINDA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO E BEM- ESTAR PARA VCS! EM BREVE ESTAREMOS INDO PARA O DOMÍNIO www.nutriJuBenites.com.br. ENTÃO FIQUEM ATENTOS PARA NÃO PERDEREM AS NOVIDADES DA NUTRI! =)

Nhoque sem glúten de biomassa de banana verde

3 comentários

Boa tarde, gente

Como prometido, essa semana vou compartilhar com vocês as receitas que elaborei esse fim de semana. Mas antes quero contar sobre uma percepção da minha dieta detox: sabe aquela celulite que teima em aparecer quando cruzamos as pernas? As minhas sumiram! Tá certo que eu nao tinha muuuita, mas incomodava pra caramba. Gente, eu não acreditei quando meu olhar cruzou e eu vi que elas não estavam mais ali. Se não fosse comigo, custaria a acreditar que melhorou em tão pouco tempo.  Tenho me sentido tão bem com meu corpo que não tem como falar que está sendo um sacrifício.  

Bom, agora vamos falar sobre o famoso nhoque banana verde. Primeiro, quero explicar a vocês sobre a banana verde, tá? Meu papel é orientar a população,  explicando os benefícios dos alimentos, e não simplesmente dar a receita. ;)
A banana verde tem em sua composição um carboidrato chamado amido resistente, que chega ao intestino grosso de forma mais íntegra e sofre ação das bactérias da flora intestinal, parecida com as fibras insolúveis, fazendo com que aja aumento do bolo fecal, lentidão no esvaziamenti gástrico e consequente saciedade
A banana verde tem mostrado muitos benefícios para os portadores de Diabetes tipo II, pois através do seu baixo índice glicêmico, evita picos de glicemia e de insulina. Já para o controle do colesterol, alguns estudos também mostram associação, reduzindo a produção do mesmo pelo fígado. 

Bom, agora vem a receita! Eu adaptei ela de um site www.tofuncional.com :

Para fazer a biomassa:

- 1 cacho de banana verde (11 bananas). Corte as bananas, sem deixar aparecer a parte de dentro delas e coloque com a casca na panela de pressão, com água já fervente até cobrir as bananas. Assim que a panela começar a chiar, conte 10 minutos e desligue. Deixe a pressão sair sozinha, que ela cozinha por mais uns 15 minutos e depois é só abrir a panela e tirar as bananas. 
Ah, lá no site eles dão uma dica interessante, para nao despejar a água da panela de pressão na pia com outros utensílios,  pois a água que sai dali pode escurecer. 
Depois de ferver as bananas, com ajuda de um garfo e uma faca, descasque-as e bote no liquidificador com um pouco de água quente nova, sem ser a usada para cozinhar as bananas (eu usei meio copo de 300 ml), para auxiliar a bater. No meu liquidificador foi complicado,  pois a potência não é das maiores, ai alternei com um mixer e finalizei na batedeira, até ficar bem homogênea. Pronto, a biomassa de banana verde está pronta! Você pode não só fazer essa receita como várias outras! Congele ou resfrie para conservar por mais tempo.

Para fazer o nhoque:

3 xícaras de biomassa de banana verde (serve 4 pessoas)
2 xícaras de farinha de arroz (tive que adicionar um pouco mais no olho, até dar o ponto da massa)
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 colheres de chá de sal

Misturar todos os ingredientes com as mãos até obter uma massa homogênea e que se solte das mãos (esse ponto foi o mais difícil,  onde tive que adicionar um pouco mais de farinha). Em uma superfície limpa salpique farinha de arroz e faça rolinhos compridos com a massa e corte em pedacinhos . Uma dica é para cortarem em pedacinhos pequenos, menor que o nhoque normal, pois cozinha melhor e fica com uma melhor consistência. 
Para cozinhar, ferva a água e coloque um pouco do nhoque (não dá para colocar tudo de uma vez) e assim que subirem, espere uns 5 minutos e retire. A receita original fala para retirar assim que subir na panela, mas quando fui provar ainda não estava do jeito que queria. A dica é ir sempre provando. 
Para o molho você pode botar qualquer um, bolonhesa, pesto, quatro queijos, combina com tudo! Esse meu foi com camarão,  ricota, alho poró e vinho branco. Ficou divino! Parecia até um prato super fino. 

Testem em casa e me digam como ficou. Se fizerem algo diferente e quiserem compartilhar comigo, também vou adorar, pois foi a primeira vez que fiz e se ficar melhor ainda, eu só tenho a agradecer. Ufa, hoje eu escrevi demais!

Uma ótima semana a todos! Um beijo!



3 comentários:

  1. Na foto as bananas saíram amarelas, mas elas eram verdes, bem verdes mesmo, como tem que ser! NÃO era aquele verde quase amarelo não... Só pra esclarecer

    ResponderExcluir
  2. Júlia, qual foi o tipo de banana: d'água ou prata? bjs

    ResponderExcluir