QUERIDOS(AS) AMIGOS (AS): ESTAMOS COM UM NOVO PROJETO PARA TRAZER AINDA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO E BEM- ESTAR PARA VCS! EM BREVE ESTAREMOS INDO PARA O DOMÍNIO www.nutriJuBenites.com.br. ENTÃO FIQUEM ATENTOS PARA NÃO PERDEREM AS NOVIDADES DA NUTRI! =)

Risoto funghi fit de arroz integral e camarão ao bafo

0 comentários
Bom dia,

esse fim de semana eu preparei um almoço que ficou bem gostoso. A princípio seria um arroz à piamontese integral com camarão ao bafo, mas ao final da receita eu percebi que virou mesmo um risoto. Como ficou bem gostoso e menos calórico do que os risotos feitos por aí, irei compartilhar. O camarão feito no bafo também pode ser colocado no risoto (acho até que ficaria mais gostoso, mas como inicialmente seria à piamontese, fiz separado).
Mas voltando ao assunto do arroz integral, você sabe o porquê de ele ser mais indicado do que o arroz branco comum? O arroz branco passa por um processo de polimento, em que há remoção de sua casca e consequentemente redução de muitos dos seus nutrientes (no mínimo 75% de perda ). Além das fibras presentes no arroz integral auxiliarem na regularização da função intestinal, elas também evitam que ocorram picos de glicemia e insulina e consequentemente deposição de gordura abdominal. Isso porque há redução do índice glicêmico daquele carboidrato, fazendo com que ele seja mais lentamente absorvido. O arroz integral também possui proteínas, vitaminas, minerais e gordura boa. Então, vai continuar comendo seu arroz branquinho? Se permita mudar em prol da sua saúde.

Bom, aqui vai a receita. Você vai precisar de:

- Arroz integral (eu só faço arroz no olho, então não sei a quantidade certa, mas sei que rendeu umas 6 porções)
- 4 xícaras de leite desnatado
- 3 colheres de sopa de farinha sem glúten
- 6 cogumelos frescos (usei o paris mesmo)
- 1/2 xícara de chá de vinho branco (à gosto)
- 1/2 cebola
- 4 dentes de alho
- raspas de limão
- 1 fatia de queijo minas cortadinha em cubos bem pequenos
- sal à gosto

Primeiro doure metade da cebola e do alho e acrescente o arroz integral, sal e o cogumelo. Faça ele normalmente. Enquanto isso, numa outra panela, doure a outra metade da cebola e do alho e adicione o leite desnatado, sal e espere ferver. Depois dissolva a farinha sem glúten em um pouquinho de leite (só para evitar empelotar) e vá adicionando essa mistura aos poucos no leite fervido. Mexa bem até ficar o mais próximo de uma mistura homogênea (o meu ficou um com alguns pedacinhos, mas não teve problema, já que adicionei no arroz e ficou imperceptível), adicione o vinho e o queijo. Assim que o queijo derreter, despeje o molho no arroz ja pronto e misture bem para espalhar. Ao fim acrescente as raspas de limão e está pronto!

Agora, para o camarão ao bafo:

-500g de camarão descascados (o meu não era e deu um trabalhão!)
- 1 alho poró
- Cheiro verde (ou coentro)
- Pimenta à gosto
- 3 dentes de alho
- 1 colher de sobremesa de óleo
- 1 limão
- sal à gosto

Temperar o camarão com cheiro verde ou coentro, sal adicionar o suco de 1 limão e deixar reservado para acentuar o gosto. Em uma panela adicionar o óleo suficiente para dourar o alho (1 colher de sobremesa), adicionar o camarão temperado, o alho poró e a pimenta. Tampar a panela e deixar cozinhar por alguns minutos, sempre observando a textura.

Boa sorte na receitinha! Com certeza você irá conquistar fãs da sua comida mais light e não por isso menos gostosa.

Um beijo!




Postar um comentário